A galinha não “passa” coccidiose para os cordeiros e cabritos…

Pobre das galinhas, sempre pagando o pato… 😉

Já ouvi que as galinhas tem que ficar bem longe das ovelhas e cabras, pois “passam” coccidiose para elas…

Apesar da galinha, assim como as ovelhas, cabras, vacas, entre outros bichos, poderem se contaminar e terem coccidiose (doença causada por um protozoário, a Eimeria spp.), cada Eimeria tem seu bicho de estimação (hospedeiro). Ou seja, a Eimeira da galinha é da galinha (ela é possessiva! 🙂 e não divide com outros), a da ovelha é específica da ovelha e assim por diante. Dizemos que é espécie-específica.

Isto não significa que as galinhas possam ficar subindo nos cochos e sujando com suas fezes um local que depois vai servir para alimentar as ovelhas e cabras. O problema não é a coccidiose mas sim bactérias que podem ter nas fezes das aves que podem causar diarreia em outros animais, como ovinos e caprinos. Ou se as galinhas andarem sobre as fezes das ovelhas e cabras e levarem, com suas patas, essas fezes para dentro dos cochos. Aí sim, pode dar zebra

Por isso, apesar delas não transmitirem a coccidiose delas para os cordeiros e cabritos, não devem subir nos cochos. Cada um no seu espaço…

Mas as galinhas podem fazer um bom trabalho em conjunto, desde que não entrem nos cochos, como o controle das moscas e aproveitando os restos de alimentos. Veja como – PROBLEMAS COM EXCESSO DE MOSCAS NO GALPÃO DE PISO RIPADO? TEMOS UMA SUGESTÃO DE CONTROLE…

Quer saber mais sobre a Coccidiose? Acesse AQUI

 

Gostou? Quer receber no seu celular as novidades sobre Ovinos e Caprinos? É gratuito:

WhatsApp – https://bit.ly/zapcapril

3 comentários em “A galinha não “passa” coccidiose para os cordeiros e cabritos…”

  1. Olá
    Agradecerei a gentileza de uma orientação:
    Que exames posso ou devo exigir na hora de comprar borregos?

    Responder
    • Olá Javier, tudo bem?

      Vai depender do que já tens na propriedade ou não. Por exemplo, se já tens uma doença presente na propriedade, não faz muito sentido fazer exames para essa doença, pois não vais trazer nada de novo.

      Exigir, a princípio, podes exigir o que quiseres, o problema será o vendedor aceitar. E normalmente o custo será teu. Mas, negócios são negócios, assim como tens o direito de não querer comprar, as pessoas tem o direito de não querer fazer os exames ou vão colocar o custo deles no valor dos animais.

      Alguns exames que são possíveis de fazer em ovinos:
      Brucella ovis – para os machos reprodutores;
      – se são animais criados juntos com bovinos, poderias até pensar em fazer despiste para Brucella abortus ou tuberculose, mas só faria se houvesse suspeita;
      e não muito mais. Pois outras doenças comuns, como ectima, foot rot, etc, vais ver sintomas clínicos e não via exame.

      Que eu me lembre agora, é isso.

      Responder
  2. Olá tudo bem? Precisei deixar esse comentário pra dizer que amei seu site.

    Muito conteudo de qualidade mesmo. Continue assim!

    Responder

Deixe um comentário