A verminose é, em muitos casos, um dos maiores problemas sanitários dos ovinos e caprinos. E não é de hoje que temos problemas de vermífugos que não funcionam mais em algumas propriedades (resistência).
A ideia desse post é falar sobre alguns controles alternativos, como a fitoterapia (uso de plantas).
Primeiro, é preciso ter em mente que nenhuma planta (pelo menos que eu conheça), tem o “poder” de eliminar 100% dos vermes. Bom, na verdade, um vermífugo é considerado bom e eficaz quando elimina mais de 95% deles…
A ideia dessas alternativas é para auxiliar no controle. Se conseguirmos diminuir em 50%, 70%, por exemplo, já ajuda. Imagina então se estivermos falando de uma produção orgânica? Onde, a princípio, não posso usar produtos alopáticos (medicamentos químicos, aqueles que compramos na loja agropecuária).
Resumindo, a ideia não é procurar algo que faça milagres mas sim ter ferramentas para um controle conjunto. 😉
Existem várias plantas que tem ação anti-helmíntica (“pega” os vermes redondos), como o alho, semente de abóbora, folha de bananeira, entre outras. Mas lembre-se: a diferença entre remédio e veneno, é a dose! Se as plantas fazem algum efeito sobre o verme, é porque possuem elementos químicos que tem ação sobre eles. Se a dose for muito grande, pode causar intoxicação.
Quer saber mais detalhes: Uso das plantas medicinais na criação animal – CLIQUE AQUI
Recentemente, um trabalho foi publicado sobre o uso do alho, com resultados bem interessantes, tanto para uso do alho ao natural, quanto extrato (tem as quantidades usadas e como foi feito, tudo explicado no texto). E pode ser o alho normal, daqueles que a gente usa em casa, não precisa ser alho de uso veterinário (normalmente é mais caro).
Leia – Eficácia do alho como anti-helmíntico em ovinos – CLIQUE AQUI
Boa leitura!
Quer saber mais sobre Verminose em ovinos e caprinos? Acesse AQUI
Dica atualizada em 31/08/2021.
Gostou? Quer receber no seu celular as novidades sobre Ovinos e Caprinos? É gratuito:
WhatsApp – https://bit.ly/zapcapril
Muito bom! Você conseguiu abordar um tema difícil de forma leve e interessante.
Meu óbvio quer somente ficar deitado o que deve ser ???
Tenho um casal de caprinos e percebi que as fezes de um deles começou a sair as bolinhas unidas e com algumas larvas brancas no interior delas.A fêmea já está prenhe. Gostaria de saber:
1) Trata-se de verminose?;
2) Será a alimentação? Estou alimentando-os com uma mistura de Ração+Milho+Torta de Algodão+Feno. Será por conta da alimentação?
3) Será por conta de verminose? Acredito que a fêmea ta grávida, será que posso vermifugar?
4) Como consigo sanar este problema?
Olá Fábio, normalmente pequenos pedacinhos brancos, tipo massinha, saindo junto as fezes, são “pedaços” de Moniezia, uma tênia comum nos animais jovens. Não é grave em condições normais. O melhor a fazer é procurar orientação de um veterinário, para que possa te ajudar a fazer o planejamento sanitário do rebanho…
Bia tarde! Gostaria de receber a receita do vermifugo de alho para comparar com a que conheço.
Olá Bernadete! No texto tem o trabalho publicado, onde constam as doses do alho natural e também o extrato.
Abraço!
Como é feita o vermífugo de alho pra cabras