Tratamentos alternativos para controle da verminose – fitoterápicos

A verminose é, em muitos casos, um dos maiores problemas sanitários dos ovinos e caprinos. E não é de hoje que temos problemas de vermífugos que não funcionam mais em algumas propriedades (resistência).

A ideia desse post é falar sobre alguns controles alternativos, como a fitoterapia (uso de plantas).

Primeiro, é preciso ter em mente que nenhuma planta (pelo menos que eu conheça), tem o “poder” de eliminar 100% dos vermes. Bom, na verdade, um vermífugo é considerado bom e eficaz quando elimina mais de 95% deles…

A ideia dessas alternativas é para auxiliar no controle. Se conseguirmos diminuir em 50%, 70%, por exemplo, já ajuda. Imagina então se estivermos falando de uma produção orgânica? Onde, a princípio, não posso usar produtos alopáticos (medicamentos químicos, aqueles que compramos na loja agropecuária).

Resumindo, a ideia não é procurar algo que faça milagres mas sim ter ferramentas para um controle conjunto. 😉

Como controlar a verminose em ovinos e caprinos

Existem várias plantas que tem ação anti-helmíntica (“pega” os vermes redondos), como o alho, semente de abóbora, folha de bananeira, entre outras. Mas lembre-se: a diferença entre remédio e veneno, é a dose! Se as plantas fazem algum efeito sobre o verme, é porque possuem elementos químicos que tem ação sobre eles. Se a dose for muito grande, pode causar intoxicação.

Quer saber mais detalhes: Uso das plantas medicinais na criação animal – CLIQUE AQUI

Recentemente, um trabalho foi publicado sobre o uso do alho, com resultados bem interessantes, tanto para uso do alho ao natural, quanto extrato (tem as quantidades usadas e como foi feito, tudo explicado no texto). E pode ser o alho normal, daqueles que a gente usa em casa, não precisa ser alho de uso veterinário (normalmente é mais caro).

Leia – Eficácia do alho como anti-helmíntico em ovinos – CLIQUE AQUI

Boa leitura!

Quer saber mais sobre Verminose em ovinos e caprinos? Acesse AQUI

Dica atualizada em 31/08/2021.


Gostou? Quer receber no seu celular as novidades sobre Ovinos e Caprinos? É gratuito:

WhatsApp – https://bit.ly/zapcapril

7 comentários em “Tratamentos alternativos para controle da verminose – fitoterápicos”

  1. Tenho um casal de caprinos e percebi que as fezes de um deles começou a sair as bolinhas unidas e com algumas larvas brancas no interior delas.A fêmea já está prenhe. Gostaria de saber:
    1) Trata-se de verminose?;
    2) Será a alimentação? Estou alimentando-os com uma mistura de Ração+Milho+Torta de Algodão+Feno. Será por conta da alimentação?
    3) Será por conta de verminose? Acredito que a fêmea ta grávida, será que posso vermifugar?
    4) Como consigo sanar este problema?

    Responder
    • Olá Fábio, normalmente pequenos pedacinhos brancos, tipo massinha, saindo junto as fezes, são “pedaços” de Moniezia, uma tênia comum nos animais jovens. Não é grave em condições normais. O melhor a fazer é procurar orientação de um veterinário, para que possa te ajudar a fazer o planejamento sanitário do rebanho…

      Responder

Deixe um comentário