Não é de hoje que buscamos alternativas para a bucha, feita de espuma. Uma porque é difícil de encontrar no mercado. E para fazer, é um trabalho demorado.
Os pessários vaginais, também chamados de “buchas” ou “esponjas” são utilizados para induzir ou sincronizar o cio de cabras e ovelhas. Contém hormônio em seu interior (progestágeno) e podem ser utilizados sozinhos ou em combinação com outros hormônios.
Como não é tão fácil de encontrar, muitas vezes acabamos “fabricando” elas.
É trabalhoso…
Logo depois de formada, fiz milhares de buchas de espuma: corta, costura o fio, esteriliza, aplica o hormônio e espera secar. Não é trabalho pesado mas é demorado. E sempre pensava que deveria existir uma alternativa mais fácil… olhava para os tampões de uso humano e perguntava: será que funciona?
Pois fui atrás da minha curiosidade e encontrei vários trabalhos comparando o uso da “bucha” feita de espuma com tampão de uso humano impregnado com hormônio. E não é que funciona?
O tampão intravaginal humano (OB®) existe no mercado há anos. Tem o mesmo formato das esponjas que utilizamos nas ovelhas e cabras, com algumas vantagens:
- fabricados com material menos irritantes: algodão ao invés de espuma
- “grudam” menos na parede da vagina. Só quem já teve que retirar um pedaço de esponja grudado na mucosa vaginal com a pinça, sabe do que estou falando. 🙂
- causam menos inflamação (vaginite)
- menor proliferação bacteriana (similar ao CIDR®)
Para quem já faz as buchas, o processo é o mesmo. Basta aplicar o hormônio progesterona e deixar secar. Bem mais fácil, não?
Se você gasta muito tempo para fazer os pessários (ou buchas) vaginais e acha as alternativas (como o CIDR®) muito caro, pode ser uma opção.
Abaixo, deixo dois artigos, um de 2010 e outro mais recente, de 2019. Ambos em inglês, pois não achei um bom em português.
Gostou? Se quiser receber as Dicas do Capril Virtual e outras novidades relacionadas a Ovinos e Caprinos, basta se cadastrar gratuitamente no link
Telegram – https://t.me/PortalCaprilVirtual
WhatsApp – https://bit.ly/zapcapril
Muito bom artigo