Em épocas de seca, onde os pastos ficam com pior qualidade nutritiva (menos proteína e fibra de baixa digestibilidade), as ovelhas e cabras apresentam emagrecimento e baixa produção. Várias são as alternativas de suplementação nesses casos, desde silagem, feno, pastagem irrigada e as misturas múltiplas (também chamados de blocos multinutricionais ou multi mistura), que são utilizadas para melhor aproveitamento do pasto de baixa qualidade (pouca proteína e fibra de baixa digestibilidade).
Vale lembrar de alguns cuidados importantes como evitar a entrada de água (chuva) no cocho onde é colocada a mistura (para não intoxicar com os animais bebendo a água com a ureia diluída), assim como não adianta usar se os animais não tiverem acesso ao volumoso (pasto).
As misturas múltiplas podem ser compradas ou feitas na propriedade, com alimentos energéticos, protéicos, sal comum e mineral. As “receitas” e indicações de como usar, podem ser vistos abaixo, nesses materiais da EMBRAPA e da EMEPA.
MISTURA MÚLTIPLA PARA CAPRINOS E OVINOS – EMBRAPA
BLOCOS MULTINUTRICIONAIS – EMEPA
Quer saber mais ainda sobre o uso das misturas múltiplas ou blocos multinutricionais? Escute esse Prosa Rural da Embrapa:
Gostou? Se quiser receber por WhatsApp as Dicas do Capril Virtual e outras novidades relacionadas a Ovinos e Caprinos, basta se cadastrar gratuitamente no link
Gostaria muito de uma fórmula de racao para suplementar Cordeiro em (creep feed) muito obrigado.