Já ouviu ou leu que as cabras e ovelhas são poliéstricas estacionais? Sabe o que significa?
Poliéstricas estacionais – apresentam vários cios numa época do ano.
São animais de dia curto, ou seja, tendem a entrar em cio após o solstício de verão (dia mais longo do ano), onde a partir daí as horas de luz começam a diminuir. Vejam que isso é a regra, mas como toda regra tem suas exceções, existem raças que são mais afetadas e outras, nem tanto.
A maioria das raças ovinas e caprinas, apresentam cio somente num determinado período do ano. À medida que nos aproximamos da linha do Equador, essa característica não é tão importante. Mas, ao contrário, quando nos distanciamos, as cabras e ovelhas tem o comportamento reprodutivo mais marcante, sendo que a grande maioria delas tende a entrar na estação reprodutiva a partir de fins de dezembro. Principalmente em raças originárias de regiões mais distantes em relação a linha do Equador. Depois, passam um período sem apresentar cios, mesmo não estando gestando, chamado de anestro (= sem cio).
Para entender melhor, veja a Tabela 1 com a diferença entre quantidade de horas de luz por dia no Nordeste e Sul do Brasil.
Resumindo:
Dependendo da região onde se encontra e da raça, a mesma ovelha ou cabra pode ter diferentes comportamentos reprodutivos.
A cabra, em média, apresenta cio a cada 21 dias. E a ovelha, a cada 16-17 dias, em média. Quanto mais afastadas da linha do Equador, a tendência é apresentarem mais estacionalidade reprodutiva. A grande maioria das raças, na região mais ao sul do Brasil, apresenta cios entre dezembro e maio.
Lembre-se, trabalhamos com biologia, ou seja, existem as regras e suas exceções… 🙂
Quer saber mais sobre como manejar a reprodução das cabras e ovelhas, acesse nossa página com artigos, vídeos, dicas e muito mais sobre REPRODUÇÃO.
Gostou? Se quiser receber por WhatsApp as Dicas do Capril Virtual e outras novidades relacionadas a Ovinos e Caprinos, basta se cadastrar gratuitamente no link