O colostro é o primeiro leite da cabra e da ovelha. É mais espesso e muito mais nutritivo que o leite em si. Começa a ser produzido poucas semanas antes do parto.
É ele que alimenta o cordeiro e o cabrito após o nascimento, fornecendo energia, minerais e anticorpos (“defesa”) para proteger os filhotes contra as doenças nas primeiras semanas de vida, até que o próprio cordeiro ou cabrito possa produzir sua própria defesa (imunidade).
Mamar o colostro é a diferença muitas vezes entre a sobrevivência ou não de um cabrito/cordeiro.
A primeira ação do colostro é fornecer energia (calor) para o cordeiro e cabrito. Isto porque, ao nascer, o filhote não consegue regular sua temperatura corporal de forma adequada.
Por isso, precisa de energia na forma de gordura, fornecida pelo colostro, para manter sua temperatura corporal adequada e não entrar em hipotermia (baixa na temperatura corporal), principalmente se nascer em dias frios.
O colostro também tem efeito laxativo sobre a motilidade do intestino do filhote. Estimula a liberação do mecônio (fezes amarelas produzidas durante a gestação), iniciando o correto funcionamento do intestino após o nascimento.
A terceira e mais importante função do colostro é de fornecer proteção contra as doenças. Essa “defesa” é fornecida através de anticorpos (imunoglobulinas), que são passados da mãe para os filhotes através do colostro.
Os cordeiros e cabritos nascem sem “defesas” contra as doenças e microorganismos presentes no ambiente. E demoram semanas até que o seu sistema de defesa comece a funcionar e produza seus próprios anticorpos. Nesse período, é a imunidade passiva, ingerida pelo colostro, a principal forma dos filhotes se protegerem contra as doenças.
A importância de mamar o colostro em quantidade e na hora certa é para garantir a sobrevivência e a saúde do cordeiro e cabrito. Lembrando sempre que as cordeiras e cabritas serão o futuro do rebanho.
Gostou? Quer saber mais?
Temos um minicurso gratuito: A importância do colostro na criação de ovinos e caprinos:
- O que é colostro
- Como produzir mais colostro
- Mais colostro, menos doenças
- Banco de colostro
Para acessar, CLIQUE AQUI!
muito bom, conteudo proveitoso