Novidades dos Parceiros
Seleção do rebanho: produtividade aliada a micronagem
Autores: Marina de Vasconcellos e Leonardo Santos Farion
Depois de entendermos o que é lã, como ela é formada, as características de um bom velo, como coletar e analisar os resultados da micronagem, precisamos agora, com todas essas informações e conhecimentos, adentrarmos à mangueira com planilha em mãos e começarmos a fazer a seleção do rebanho.
O uso da micronagem na seleção dos animais, como já mencionado anteriormente, não pode ser usada de forma isolada, ela deve vir junto com as avaliações produtivas dos animais. Como os dados zootécnicos, informações de número de partos e quantidade de cordeiros produzidos, habilidade materna e quilos de cordeiros desmamados, estes índices práticos são normalmente analisados de forma quantitativa, ou seja, em números. Já a finura da lã até aqui era uma análise visual, porém quando substituída pela micronagem, faz com que todos os dados sejam apresentados de maneira objetiva o que irá nos permitir comparar animais em rebanhos diferentes e sobre dados objetivos.
Para quem trabalha com rebanhos de lã fina, como o Merino Australiano e Ideal, a utilização da análise ótica do OFDA2000 é mais importante ainda, pois um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária da Argentina (INTA) evidenciou que classificadores de lã não tem precisão na classificação de lãs com micronagem menores que 26 micras. Estes classificadores ainda são essenciais no que diz respeito a cor, densidade, suavidade e uniformidade do velo e resistência, análises estas ligadas ao visual e ao tato, mas recomendasse que rebanhos finos tenham a finura classificada através de uso de tecnologia de precisão, até mesmo para não gerar escolhas ou seleções errôneas na hora de descartar animais.
Vale também ressaltar que as lãs modernas, com anos de seleção agregando maior biótipo, sem nunca deixar de lado a qualidade laneira dos rebanhos, fez com que algumas características visuais que determinavam a finura, como é o caso da angulatura da fibra, quanto menor o ângulo mais fina era considerada a lã, atualmente esta correlação nem sempre é verdadeira, o que faz com a classificação visual acabe não sendo precisa.
Sendo assim pegue as planilhas, analise os dados, entre na mangueira observe os animais, faça você mesmo ou peça ajuda de um técnico para fazer as avaliações visuais e assim realize a seleção de seu rebanho visando a máxima produtividade possível em carne e lã de qualidade para cada biótipo possível. E claro, conte sempre com a equipe Los Teros.
Artigo publicado em 07/01/2021
Texto de responsabilidade dos Autores.
Los Teros ConsultoriaSomos uma empresa de consultoria na área da zootecnia. Com um novo conceito em assistência técnica, com profissionais para atuarem no dia a dia da propriedade.
Website: losterosconsultoria
Telegram - https://t.me/PortalCaprilVirtual
WhatsApp - https://caprilvirtual.com.br/WhatsApp