Calculadora Capril Virtual

Novidades dos Parceiros

A fantástica fábrica de lã – Formação do folículo e a influência da Nutrição

Autores: Marina de Vasconcellos e Leonardo Santos Farion

O principal elemento da fábrica de lã é o folículo. Ele é uma cavidade na epiderme que apresenta um bulbo muito ativo, dentro do qual existe uma intensa divisão celular. As células são formadas e expulsas do bulbo pelas próprias células novas, dessa maneira temos uma espécie de corrente de células sendo formadas e saindo continuamente. Nestas células estão acontecendo uma série de reações químicas e crescimentos que as vão tornando mais firmes e seladas entre si. Quando todo esse processo se completa as células morrem e são expulsas do folículo como uma FIBRA DE LÃ.

Sendo assim podemos dizer que a fabricação da fibra de lã envolve dois processos principais: a multiplicação celular e a queratinização das células produzidas. Para que isto ocorra o bulbo do folículo é nutrido por um conjunto de artéria e veia, sendo essas relacionadas a uma vasta cadeia de vascularização sanguínea, aonde os nutrientes chegam para formar a lã.

Sabendo tudo isso nos fica nítido a importância da nutrição e sanidade correta da ovelha, pois a lã esta sempre em constante fabricação e assim sendo, em constate alteração de suas características de acordo com a nutrição que chega até os folículos. Mas não somente pósnatal ela é fundamental, como veremos a seguir a nutrição adequada da ovelha durante a gestação será determinante para que a “construção” dessa fábrica no feto seja a mais eficiente possível.

É durante a gestação que os folículos primários e secundários são formados, sendo que os primários são formados entre os dias 40 e 50 da gestação sendo seguidos pelos secundários entre os dias 80 e 90. Este acontecimento pode ser limitado pelo déficit nutricional da ovelha, ou seja, mesmo que tenhamos feito ótimas escolhas genéticas no momento do acasalamento está pode ser limitada em até 15%, no que diz respeito à formação de folículos, e 10% em relação ao tamanho corporal do ovino adulto, se a mãe estiver em estado corporal baixo durante a gestação.

Após o nascimento até os 120 dias de vida, teremos a maturação desta fantástica fábrica. 

Então ainda devemos permanecer atentos à nutrição da mãe e do cordeiro, pois um atraso na maturação dos folículos devido à subnutrição irá resultar em uma produção laneira que jamais alcançará o seu potencial genético de produção, em valores que podem chegar a 12% do total. 

Outra curiosidade interessante sobre o processo de produção de lã é sincronização dos folículos, uma vez que os secundários se organizam em torno dos primeiros, como uma usina de produção. Os folículos secundários são formados em relação ao número de primários, por isso a não formação de um, influência na do outro, sendo que os secundários são estruturas mais simples, porém os responsáveis pela densidade do velo. Estudos mostram que em raças altamente especializadas na produção de lã fina, como o Merino, existe de 20 a 30 folículos secundários para cada primário. Enquanto em raças de lã mais grossa essa relação cai de 5 a 6 para cada um primário. Nessa relação nos parece pequena a quantidade de folículos, porém a densidade deles pode chegar a 71 folículos por mm² de pele. Uma vez que quanto maior a relação entre os folículos, maior a quantidade de fibra por unidade de pele e consequentemente mais fina será a fibra de lã produzida. Onde o contrário também é verdadeiro.

Queremos deixar aqui a conclusão de que:

1- A lã é uma fibra em constante fabricação, porém depois que ela sai do bulbo como fibra, as células estão mortas e não há mais o que possamos fazer para alterar a suas características, dessa forma também ficamos sabendo que o velo não demanda energia direta do animal para sua manutenção, uma vez que não há irrigação sanguínea no fio.

2- A qualidade do velo de um animal está diretamente ligada a dois fatores principais, a genética e a alimentação, sendo que está segunda é limitante da primeira. Então não devemos nunca descuidar dela. 

3- Sabemos que o ambiente, sol/chuva irá ter influência nas características finais do velo, mas não era neste momento nossa intenção abordar esta temática.

Um abraço da equipe Los Teros Consultoria, e até o nosso próximo encontro.

Consuma lã!

Artigo publicado em 09/07/2020
Texto de responsabilidade dos Autores.


Los Teros Consultoria
Somos uma empresa de consultoria na área da zootecnia. Com um novo conceito em assistência técnica, com profissionais para atuarem no dia a dia da propriedade.
Website: losterosconsultoria


Gostou? Quer receber no seu celular as novidades sobre Ovinos e Caprinos? É gratuito:
Telegramhttps://t.me/PortalCaprilVirtual
WhatsApphttps://caprilvirtual.com.br/WhatsApp

2006 - 2024 Grupo Germer - Gestão em Agronegócios Ltda - Política de Privacidade