Novidades dos Parceiros
Propriedades e características da lã
Autores: Marina de Vasconcellos e Leonardo Santos Farion
Quando falamos em lã estamos falando de uma grande diversidade de características e suas combinações que formam produtos únicos. Elas podem ter cor, tamanho e toque diferentes, visto que cada animal produz a cada ano um velo singular. Neste sentido, vale lembrar que, por mais que cada raça tenha um conjunto de características que as defina, a lã é uma fibra em constante “fabricação” e isso tem influências intrínsecas aos animais e também à sua interação com o ambiente - que irá dizer como sua lã será nesta safra.
A fibra de lã é formada por um conjunto de propriedades físico-químicas que a caracterizam como matéria-prima para diversos tipos de produtos. O diâmetro da fibra e o comprimento são importantes medidas para determinarem sua utilização, onde o diâmetro sempre será medido em micrometros (a milionésima parte do metro) e o comprimento da fibra registrado em milímetros.
Para entender melhor, veja a seguir como são definidas cada uma das características e propriedades da lã:
- DIÂMETRO - Caracterizado pela espessura do fio, é a propriedade mais determinante na hora de agregar o valor, pois a espessura - aqui medida em micrometros - será a responsável pela escolha do destino final do produto. Essa propriedade é determinada primeiramente pela raça ovina criada e depois pelo ambiente.
- COMPRIMENTO DE MECHA - É o comprimento que a mecha atinge entre uma tosquia e outra, essa característica também será determinante para decidir em qual setor da indústria a lã será processada - dando origem a produtos de maior ou menor valor agregado.
- RESISTÊNCIA - É a quantidade de força aplicada na tração da mecha para que a mesma de rompa: quanto maior for a força, maior é a resistência da mecha de lã.
- ELASTICIDADE - É a propriedade física da lã de retornar ao seu tamanho original. Essa característica é muito importante quando pensamos no seu uso como matéria-prima utilizada para o vestuário.
- HIGROSCOPICIDADE - É a capacidade de absorver água que a lã tem: ela pode absorver até 50% do seu peso sem que haja escorrimento. Essa característica pode alterar o diâmetro e também a resistência, onde o diâmetro aumenta e a resistência diminui.
As características descritas acima tornam a lã um produto renovável, que não mancha nem amassa, resistente para o uso, às chamas e ao odor. É um regulador natural de temperatura e de fácil cuidado, pois ela não precisa ser lavada para se livrar de cheiros indesejados - basta ser deixada arejando que ela fica nova - e tem naturalmente proteção UV.
Em um estudo desenvolvido nos Estados Unidos, utilizando uma lã superfina como opção de vestuário para pessoas com problemas de pele, os pesquisadores descobriram que devido exatamente às características já descritas a lã era a fibra perfeita para peles irritadas. Isso acabou gerando um certo espanto em algumas pessoas que tinham a crença de que a lã “pinica” e seria algo ruim, sendo que este fato está atrelado ao diâmetro da fibra e não à fibra em si. Vulgarmente falando, lãs mais grossas e com maior quantidade de pelos entremeados pinicam e devem ser usados em outros produtos que não o vestuário; já lãs mais finas apresentam maior conforto e são ideais para este tipo de produto.
Poderíamos escrever ainda sobre muitas características desta fibra maravilhosa que apresenta naturalmente características que a indústria de sintéticos busca replicar por anos, mas por hoje é só. Até a próxima!
Seja um produtor de lã, seja um consumidor de lã.
* imagem cedida por Érica Arrué - Aurora Moda Gentil
Artigo publicado em 09/06/2020
Texto de responsabilidade dos Autores.
Los Teros ConsultoriaSomos uma empresa de consultoria na área da zootecnia. Com um novo conceito em assistência técnica, com profissionais para atuarem no dia a dia da propriedade.
Website: losterosconsultoria
Telegram - https://t.me/PortalCaprilVirtual
WhatsApp - https://caprilvirtual.com.br/WhatsApp