LambScan e ProAGO

Brasil

Rebanhos de caprinos e ovinos apresentam crescimento, com a Região Nordeste em tradicional destaque

Veja os dados da Pesquisa da Pecuária Municipal, publicada pelo IBGE
IBGE/PPM2024

Em 2023, o efetivo de caprinos aumentou 4,0%, chegando a 12,9 milhões de animais,e o de ovinos cresceu 1,3%, resultando em 21,8 milhões de animais. Foram os maiores valores já alcançados na série histórica da pesquisa, para essas duas criações.

A Região Nordeste, com 96,0% do total de caprinos e 71,2% de ovinos, foi a principal responsável pelo aumento nacional; regionalmente, sua variação foi de 4,5% e 3,2% de aumento para os respectivos efetivos. Historicamente, o Nordeste se destaca na atividade devido à adaptabilidade e múltipla aptidão desses rebanhos, com uma maior diversidade na alimentação e a produção de carne, leite e couro.

A única outra Região que apresentou aumento nesses efetivos foi a Norte (2,8% para caprinos e 3,7% para ovinos). As Regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste registraram queda.

Apesar da predominância do Nordeste na criação de ovinos, a Região Sul ocupa lugar de destaque por manter 19,4% do efetivo nacional – situação resultante da relevância da atividade no Rio Grande do Sul, que é o maior Estado produtor de lã do País, sendo origem de 95,6% da produção nacional em 2023.

Bahia e Pernambuco respondem pelo primeiro e segundo maior efetivo, respectivamente, em ambas as criações: 30,7% do rebanho caprino e 23,0% do rebanho ovino do País são baianos; enquanto 26,1% e 16,9% desses efetivos, respectivamente, são pernambucanos. O terceiro maior rebanho caprino está no Piauí (15,7% do efetivo nacional), que também responde pelo quinto maior efetivo de ovinos (8,3%). O terceiro maior efetivo de ovinos se encontra no já mencionado Rio Grande do Sul. O Ceará detém o quarto maior rebanho para as duas espécies: 9,0% dos caprinos e 11,7% dos ovinos. Na Paraíba está o quinto maior rebanho caprino (6,4%).

Em nível municipal, os maiores efetivos de caprinos estão localizados em Casa Nova (Bahia), Floresta (Pernambuco), Juazeiro (Bahia), Curaçá (Bahia) e Petrolina (Pernambuco).

Para ovinos, Casa Nova (Bahia)  também se destaca como principal Município produtor, seguido de Juazeiro (Bahia), Remanso (Bahia), Dormentes (Pernambuco) e Sant’Ana do Livramento (Rio Grande do Sul), diferenciando aqui do domínio nordestino para caprinos devido, justamente, à apontada criação de ovinos destinada à lã no Sul do País.

Notícia adaptada pela Equipe Capril Virtual com informações IBGE (20/09/2024)

Compartilhar


Gostou? Quer receber no seu celular as novidades sobre Ovinos e Caprinos? É gratuito:
Telegramhttps://t.me/PortalCaprilVirtual
WhatsApphttps://caprilvirtual.com.br/WhatsApp

2006 - 2024 Grupo Germer - Gestão em Agronegócios Ltda - Política de Privacidade