Tocantins

Agrotins apresenta biodigestor caseiro que reduz custo em geração de energia

Evento acontece de 07 a 11 de maio, em Palmas
Seagro
A Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2019) apresenta aos produtores e visitantes um protótipo de biodigestor caseiro para produção de biogás e biofertilizante, uma alternativa para redução de custos com gás cozinha e adubação. O evento começa nessa terça-feira, 7, e segue até sábado, 11, no Centro Agrotecnológico de Palmas, com acesso pela TO-050, saída para Porto Nacional.

O projeto será apresentado pelos técnicos da Gerência de Agroenergia e Florestas da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), com objetivo de atender, principalmente produtores da agricultura familiar, sendo de baixo custo e fácil manuseio na produção do biogás.

Segundo, o tecnólogo em sistemas elétricos da Seagro, Reginaldo Novais, na Agrotins será demonstrado o passo a passo da operacionalização e montagem do sistema. "Iremos mostrar os equipamentos necessário e também como montar um biodigestor de fácil manuseio. O equipamento tem capacidade de geração de biogás suficiente para atender as necessidades de uma família com até cinco pessoas, com um custo relativamente baixo, em torno de R$ 500", destacou.

Produto natural

O biogás é produto da decomposição natural de qualquer substância orgânica, como dejetos de animais (aves, bovino, suíno e caprinos), resíduos vegetais, restos de alimentos e também de lixo residencial e industrial. O biodigestor é um reator onde bactérias digerem esterco num ambiente apropriado e sem oxigênio, produzindo um gás composto principalmente por metano.

Quer entender melhor como funciona? Clique Aqui  e veja o vídeo. 

Agrotins

Já em sua 19º edição, a Feira de Tecnologia Agropecuária deve atrair a atenção de produtores, empresários e pesquisadores de todo Tocantins e de outros estados do país. Durante o evento estão previstas palestras e seminários com temas variados, além da exposição de animais, máquinas e equipamentos.

Notícia adaptada pela Equipe Capril Virtual com informações Seagro (06/05/2019)


Gostou? Quer receber no seu celular as novidades sobre Ovinos e Caprinos? É gratuito:

WhatsApphttps://bit.ly/zapcapril

2006 - 2019 Grupo Germer - Gestão em Agronegócios Ltda