Mato Grosso do Sul

Produtores são convocados a atualizar rebanho de ovinos e caprinos

Ovinocultores podem fazer a atualização pela internet durante campanha da Aftosa. Cadastro está disponível no site da agência.
Asmaco
A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) divulgou nesta segunda-feira (8), que os criadores de caprinos e ovinos podem utilizar o sistema eletrônico da agência para atualizar o número de animais existentes nas propriedades em Mato Grosso do Sul.

Com o início da campanha 2019 de vacinação contra Febre Aftosa, no próximo dia 1º de maio, os produtores são convocados a declarar o saldo e o ajuste dos rebanhos, estabelecido por intermédio da portaria nº 3.607, de outubro de 2018.

Para regularizar seu rebanho fora das Campanhas de Febre Aftosa, o produtor rural deverá preencher uma declaração referente ao saldo de caprinos e ovinos existente na propriedade e a Agência providenciará o ajuste do estoque.

Dessa forma o produtor é anistiado, ficando oficialmente regularizado. A regularização por ajuste de saldo deve ser realizada diretamente nas Unidades Locais da Iagro, nos municípios de referência da propriedade. O acesso à internet será válido somente durante a vigência do prazo de declaração contra febre aftosa.

Segundo a médica veterinária e fiscal estadual agropecuária, que coordena o Programa Nacional de Sanidade de Caprinos e Ovinos (PNSCO), Suzana Cometki Ortega, é muito importante que o criador acesse o sistema da IAGRO e faça essa atualização o quanto antes, durante o período de campanha, e que essa regularização de estoque poderá ser feita uma única vez.

Notícia adaptada pela Equipe Capril Virtual com informações Correio do Estado (10/04/2019)


Gostou? Quer receber no seu celular as novidades sobre Ovinos e Caprinos? É gratuito:

WhatsApphttps://bit.ly/zapcapril
Telegramhttps://t.me/PortalCaprilVirtual