Curso Verminose

Austrália

Sêmen congelado há 50 anos emprenha 34 ovelhas

Estudo foi conduzido por pesquisadores da Universidade de Sydney, na Austrália
Morgan Hancock
Pesquisadores da Universidade de Sydney, na Austrália, tiveram a ideia de usar o sêmen congelado há 50 anos para inseminar ovelhas. Divulgado no site da universidade, o estudo surpreendeu cientistas do mundo todo.

Armazenado desde 1968 em um laboratório em Sydney, o sêmen congelado foi inseminado em 56 ovelhas - das quais 34 emprenharam.

Com a utilização do sêmen congelado há 50 anos, a taxa de prenhez do experimento foi de 61%. Em contrapartida, o esperma congelado recentemente apresenta uma taxa de sucesso inferior, sendo de 59%.

"Isso demonstra a clara viabilidade do congelamento a longo prazo do sêmen. Os resultados mostram que a fertilidade é mantida apesar dos 50 anos de armazenamento congelado em nitrogênio líquido", disse o professor Simon de Graaf, do Instituto de Agricultura e Escola da Vida de Sydney, em comunicado.

"Acreditamos que este é o mais antigo sêmen armazenado viável de qualquer espécie no mundo e, definitivamente, o esperma mais antigo usado para produzir descendentes", disse Jessica Rickard, uma das pesquisadoras responsáveis pelo projeto.

As amostras de sêmen foram doadas pela família Walker, que atualmente cuida de 8 mil ovelhas em Woolaroo, na Austrália. Ao todo, o material das amostras veio de quatro carneiros.

Notícia adaptada pela Equipe Capril Virtual com informações Galileu (25/03/2019)

Compartilhar


Gostou? Quer receber no seu celular as novidades sobre Ovinos e Caprinos? É gratuito:
Telegramhttps://t.me/PortalCaprilVirtual
WhatsApphttps://caprilvirtual.com.br/WhatsApp

2006 - 2024 Grupo Germer - Gestão em Agronegócios Ltda - Política de Privacidade