Ceará

Fundo da ONU apoia Ceará em mais de 530 projetos agrícolas

Uma equipe do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) desembarcou nesta semana no Ceará para acompanhar as atividades do Projeto Paulo Freire, inciativa da agência e do estado que estimula o crescimento no meio rural.
Portal Semear
Em reunião na segunda-feira (10) com gestores do governo, representantes do organismo da ONU elogiaram os envolvidos no programa, que já implementa 530 projetos produtivos.

"Proporcionamos assistências técnicas de boa qualidade em 600 comunidades. E neste fechamento de 2018, gostaríamos de parabenizar a liderança da SDA (a Secretaria do Desenvolvimento Agrário) por este ano intenso que fez com que o Paulo Freire cumprisse suas metas e, com isso, o FIDA vê uma situação favorável às nossas parcerias", disse no encontro o oficial de Programas da agência das Nações Unidas, Hardi Vieira.

Um dos destaques da reunião foi a prorrogação do acordo de empréstimo concedido pelo FIDA, agora previsto para 31 de dezembro de 2020. Com recursos do fundo internacional, as autoridades estaduais desenvolvem e implementam planos de negócios em 31 municípios da zona rural, fortalecendo a agricultura familiar e combatendo a pobreza extrema.

O Paulo Freire contempla empreendimentos de pequenos produtores em diferentes segmentos agrícolas, incluindo avicultura, ovinocultura, caprinocultura, mandiocultura, suinocultura, apicultura, fruticultura, cozinha comunitária, fogões ecológicos, reúso de águas residuais, biodigestores, artesanato e quintais produtivos.

Para o secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, a parceria para a realização do projeto tem sido exitosa e deve seguir forte.

"Infelizmente, dinheiro para as populações mais pobres tem sido cada vez mais difícil e, mesmo diante disso, nós não podemos nos furtar de dar amplas condições, através de ações como do Projeto Irrigação na Minha Propriedade (PIMP), Assistência Técnica Contínua (ATC) e outras iniciativas para que nossos pequenos produtores possam desenvolver vocações e estimularmos suas potencialidades", ressaltou o chefe da pasta.

Até sexta-feira (14), os consultores do organismo da ONU participam de reuniões bilaterais e encontros com os técnicos do Paulo Freire. A missão visitará os municípios de Coreaú, Potengi, Assaré e Irauçuba. Nessas cidades, o consultor da área hídrica do FIDA, Donivaldo Martins, vai acompanhar o projeto das Estações de Tratamento Móveis (ETAS), que purificam e disponibilizam água para a população do semiárido.

Segundo a coordenadora da Unidade de Gerenciamento do Projeto Paulo Freire na SDA, Íris Tavares, o objetivo da agenda é envolver também as famílias beneficiárias. "A missão de apoio vem para acompanhar na perspectiva da qualificação dos projetos de investimentos, assim como com as atividades complementares, fundamentais e oportunas para convivência com o semiárido, a melhoria de acesso à renda com vistas ao desenvolvimento rural sustentável", explica.

Participam da missão do FIDA especialistas em desenvolvimento rural, gerenciamento financeiro, aquisições e contratações e planejamento, monitoramento e avaliação.

Notícia adaptada pela Equipe Capril Virtual com informações ONU BR (12/12/2018)


Gostou? Quer receber no seu celular as novidades sobre Ovinos e Caprinos? É gratuito:

WhatsApphttps://bit.ly/zapcapril
Telegramhttps://t.me/PortalCaprilVirtual