Ceará

Embrapa realizará Curso de Cortes e Dia de Campo de Sanidade e Alimentação da caprinos e ovinos

Eventos acontecerão na próxima semana, em Tauá, e estão com inscrições abertas
Embrapa Caprinos e Ovinos
A Embrapa Caprinos e Ovinos promove, no dia 13 de dezembro, um Dia de Campo sobre tecnologias para alimentação e sanidade de rebanhos de ovinos e caprinos de corte em Tauá (CE). Os participantes terão oportunidade de conhecer aspectos sobre conservação de forragens, sistemas de irrigação por gotejamento, suplementação alimentar com mistura múltipla e controle integrado de verminose.

Segundo a pesquisadora Lisiane Lima, da Embrapa Caprinos e Ovinos, os temas foram definidos a partir de demandas apresentadas com frequência pelos produtores rurais da região do Sertão dos Inhamuns, especialmente pela preocupação de garantir ofertas de alimentos, aproveitamento de água e sanidade animal em períodos de secas frequentes, como vem acontecendo nos últimos anos. Dois dos quatro temas são tidos como de urgência neste período de fim de ano: a conservação da forragem armazenada e a suplementação alimentar em um período em que as pastagens estão secas.

"Sobre a forragem, muitos produtores ainda têm dificuldade em saber como fazer compactação adequada, como fazer uma retirada do silo. Queremos passar essas informações antes do processamento de conservação que costuma acontecer no início do ano", frisou Lisiane, que também destacou a abordagem sobre a mistura múltipla, como alternativa para complementar a nutrição dos rebanhos na época em que a pastagem está seca e perde alguns nutrientes. "Alguns produtores ainda não têm conhecimento sobre a mistura como uma suplementação adequada, uma forma de otimizar o consumo do pasto seco", afirmou a pesquisadora.

Os temas das quatro estações do Dia de Campo serão apresentados por técnicos da Embrapa, ou instituições parceiras, juntamente com agricultores que mostrarão suas experiências de uso de práticas e soluções tecnológicas. Uma delas será um sistema de irrigação por gotejamento, existente na própria Fazenda Cipó, onde acontecerá o evento. "É um sistema bem interessante para produtores com pouca disponibilidade de água, que está sendo validado lá. Na propriedade, houve plantio de sorgo e há possibilidade de obter frutas, hortaliças, capim", detalhou Lisiane.

A preocupação com a sanidade animal também será abordada, com estação sobre o controle integrado de verminose. De acordo com Lisiane, há preocupação em âmbito local com perdas causadas pela doença, que resultou na mortalidade de animais neste ano. O Dia de Campo contará com público de produtores rurais, técnicos de extensão rural e estudantes de cursos profissionalizantes. O evento acontecerá na Fazenda Cipó, no distrito de Carrapateiras (a 42 quilômetros da sede de Tauá), de 7h30 às 12 horas.

Curso de boas práticas de abate e cortes de carne

No dia 11 de dezembro, a Embrapa promoverá, também em Tauá, um curso sobre boas práticas de abate e cortes comerciais de carnes ovina e caprina. Os participantes terão noções teóricas e atividades práticas, com informações sobre manejo correto no transporte dos animais e práticas adequadas no abate; higiene no processamento com a carne; gerenciamento de câmera fria; diferentes padrões de cortes; procedimento do corte para obtenção de manta; organização e apresentação de carnes para comercialização.

"Abordaremos informações sobre como proceder o abate dentro do frigorífico, todo o cuidado para preservar qualidade da carne. Na parte prática, mostraremos como esses cortes comerciais valorizam a apresentação do produto e também teremos demonstração sobre o corte para obtenção da manta, que é muito conhecida em Tauá, mas alguns profissionais ainda não têm prática para fazê-la", destacou Lisiane Lima.

O curso capacitará funcionários de abatedouro e casas de carnes, além de produtores e representantes de instituições que atuam no setor de alimentos. A capacitação acontecerá na Casa da Manta de Carneiro, localizada no Parque de Exposições Pedro Alexandre Feitosa, em Tauá, a partir das 8 horas. Interessados em participar devem entrar em contato com a Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos de Tauá, pelo telefone (88) 3437.2266.

Notícia adaptada pela Equipe Capril Virtual com informações Embrapa Caprinos e Ovinos (06/12/2018)


Gostou? Quer receber no seu celular as novidades sobre Ovinos e Caprinos? É gratuito:

WhatsApphttps://bit.ly/zapcapril
Telegramhttps://t.me/PortalCaprilVirtual