Mato Grosso do Sul

Festa do Cordeiro do CTG Farroupilha traz 2 deliciosas novidades neste ano

Além do cordeiro assado inteiro e do cordeiro no buraco, o evento terá costela desossada e recheada e linguiça de cordeiro
Divulgação
A terceira edição da Festa do Cordeiro realizada pelo CTG (Centro de Tradições Gaúchas) Farroupilha de Campo Grande já tem sucesso garantido, a contar pela procura de ingressos. E neste ano, além do consagrado cordeiro no buraco e o churrasco do cordeiro assado inteiro, mais duas novidades têm potencial para convencer os paladares mais reticentes: a costela de cordeiro recheada e a linguiça de cordeiro assada.

O evento acontece dia 15 de maio, na sede do clube, e o primeiro lote com 200 ingressos se esgotou em apenas uma semana. O segundo lote já está à venda, e deve se esgotar até o fim desta semana, quando então entra o terceiro e último lote.

"A previsão é que uma semana antes todos os ingressos já estejam vendidos. Portanto podemos não ter venda na portaria. A procura é muito grande e, infelizmente, temos limitação de espaço e serviço, não podemos superar um público de 700 pessoas", avisa o diretor de eventos do CTG, José Roque Leite. No primeiro ano foram 500 convidados e no segundo, 600.

Na terceira edição a festa está amadurecida e recheada de novidades. O cordeiro assado inteiro em fogo de chão e o cordeiro no buraco, de grande sucesso, estão garantidos em quantidades superiores devido à grande procura. A expectativa fica com a costela desossada e recheada e a linguiça de cordeiro, receitas tradicionalíssimas das estâncias do Sul do Brasil cujas presenças na mesa já bastam para transformar qualquer refeição num banquete. E são exclusivas da Festa do Cordeiro do CTG Farroupilha.

Além disso, os acompanhamentos, entre saladas e guarnições, cerveja gelada, vinho, refrigerante e sucos, doces e o fandango animado pelo grupo Rancho Grande, de música tradicional gaúcha, são garantias de que este será mais um domingo inesquecível no CTG Farroupilha. E o ingresso ainda dá direito a um prato personalizado do evento.

Preparativos

Com a intenção de envolver os convidados no clima da festa, o CTG convida para acompanhar os preparativos que começam logo cedo com mateada (6 da manhã) , café da manhã (das 8h as 10h), segue com tertúlia (apresentações culturais) até o almoço (das 11h30 as 13h) e o baile se estende por toda tarde.

Entretanto, Roque Leite conta que os preparativos de uma festa nessa magnitude começam bem antes. "Na sexta-feira (13) já vamos receber os cordeiros que serão desossados pra fazer a linguiça e a costela recheada." E envolve um grupo de no mínimo duas dezenas de pessoas, todos voluntários do CTG.

Cordeiro no buraco

No sábado (14) o trabalho se intensifica com o preparo dos cordeiros que vão para o tacho. A noite começa e é hora de por fogo no buraco, formar o braseiro para descer os tachos cheios de carne de cordeiro picada, coberta com maçãs, cebolas, cenouras, batata doce e muito tempero.

Os tachos são acomodados no fundo de uma vala com 4,5 metros de comprimento, 1,5 metros de largura e 1 metro de profundidade, e sobre uma camada espessa de brasas. O buraco é fechado por folhas de zinco e coberto de terra. Nesse ambiente permanece por oito horas. Quando os tachos são abertos o visual e a explosão de odores arrastam a multidão.

O churrasco de cordeiro segue a tradição do modelo uruguaio. As carcaças são espetadas inteiras e dispostas em pé, ao redor de um fogo de chão, isso às 6h da manhã e após cinco horas a carne está no ponto.

Números

Os cordeiros servidos na festa do CTG Farroupilha são produtos de cruzas da raça Dorper, especiais para carne, do produtor Sebastião Rezende (Cordeiros do Cerrado) e abatidos no máximo com cinco meses de idade e com peso médio de 18 quilos, limpos. Estão reservadas 35 cabeças para o evento.

Serviço: O ingresso para a 3ª Festa do Cordeiro do CTG Farroupilha pode ser adquirido durante esta semana por R$ 40,00, com direito a um prato personalizado, pelos telefones 3321-0088 / 9170-3535 Roque Leite e Silmar Herculano Souza; 8215-1530 / 9921-8808 Aldo Lothár Stentzler; 3382-4726 / 9982-4726 Edson Moreira e 2106-5050 Nelson Fraide Drogaria Alvorada. Criança até 7 anos não paga e dos 7 aos 12, paga meia.

O CTG Farroupilha está localizado na Avenida Ernesto Geisel, 930, bairro Monte Castelo, após o viaduto da Mascarenhas de Moraes.

A Festa do Cordeiro tem o apoio da Asmaco (Associação Sul-Mato-Grossense de Criadores de Ovino), criador Sebastião Rezende (Cordeiros do Cerrado) e vereador Otávio Trad, e o patrocínio de 22 empresas.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3321-0088 (Roque e Silmar) e pelo celular 9983-5810, com a Patroa do CTG Farroupilha, Sirlei Golin.

Notícia adaptada pela Equipe Capril Virtual com informações Jornal Agora MS (26/04/2016)


Gostou? Quer receber no seu celular as novidades sobre Ovinos e Caprinos? É gratuito:

WhatsApphttps://bit.ly/zapcapril
Telegramhttps://t.me/PortalCaprilVirtual