São Paulo
O que fazer quando o rebanho ovino sofre intoxicação alimentarÁgua não tratada se inclui entre os motivos que podem levar os ovinos a se sentirem mal
Ovelhas com intoxicação alimentar podem apresentar os seguintes sintomas: diarreia, cegueira e espuma na boca. Quando isso acontecer à sugestão é de, inicialmente, investigar a fonte de volumoso (capim), de concentrado (ração) e de sal mineral. É provável que, pelo menos, um desses alimentos esteja com algum problema.
Água não tratada também se inclui entre os motivos que podem levar os ovinos a se sentirem mal. Institua métodos de limpeza e controle de bactérias nos locais que servem de fonte para o líquido, como caixa d'água e bebedouros.
Em casos graves, a intoxicação alimentar pode ser causa de morte do animal. Inicia-se com diarreia, evolui para sintomas neurológicos diversos e chega ao óbito.
Procure por um médico veterinário especialista em pequenos ruminantes na região, para que o profissional solicite exames laboratoriais em todas as fontes de alimentação dos rebanhos da vizinhança.
A análise clínica do rebanho associada ao de laboratório proporcionará um diagnóstico que permitirá realizar o melhor tratamento para a criação.
Notícia adaptada pela Equipe Capril Virtual com informações Globo Rural (09/01/2014)