LambScan e ProAGO

Dicas

Programa de Estágios

Você conhece o creep grazing?

Autor: Estudante de Zootecnia Aline Cavalcante Felipe da Silva
Supervisão: Méd. Vet. Marlise Germer

O Creep grazing é um espaço destinado aos animais em aleitamento (borregos e cabritos) que tem por objetivo oferecer ao animal uma alimentação de qualidade, nesse caso um pasto com alto valor nutritivo. 

Esse sistema de suplementação a pasto é alternativo ao creep feeding, não substitui a amamentação e traz benefícios para matriz e filhote. 

Filhotes que fazem uso desse sistema apresentam benefícios, como:

- Desmame precoce

- Maior peso ao desmame

- Menor tempo para atingir o peso de abate

O creep grazing traz ainda benefícios às mães pois com a oferta de forragem as crias irão depender menos do leite materno e isso fará com que as mães sejam menos exigidas nutricionalmente e assim poderão se desenvolver e atingir seu peso ideal para uma nova reprodução.

O creep deve ser construído ao lado do pasto com passagem apenas para os filhotes. Essa estrutura permite que as matrizes visualizem as crias e assim ambos se desenvolvam sem estresse.

A estrutura do creep é montada a partir das divisões já existentes ou a ser implantada entre piquetes. Sendo formada por telas ou grades, mas nunca por arame, pois isso contribui para que os animais aprendam a "furar cerca".

Entre as forrageiras mais indicadas estão: Tifton 85, Coast-cross, Massai, Amendoim Forrageiro, Milheto,Trevo e Alfafa.

As forrageiras de maior qualidade nutricional devem estar disponível para as crias. Muito importante consorciar as leguminosas com gramíneas e respeitar a altura de entrada para pastejo de cada cultura.

Considerando como um dos pontos que mais gera custo ao produtor (nutrição), esse método pode trazer economia ao substituirmos os grãos pela forragem, tendo em vista que os concentrados sofrem aumentos e oscilações em seu preço.

O pastejo à frente é um método em que os cordeiros/cabritos têm acesso à pastagem primeiro que as mães. Elas entrarão depois. Com isso os animais jovens têm acesso ao melhor pasto, ou seja, material não fibroso, mais nutritivo e palatável (saboroso).

Nesse tipo de pastejo apresenta-se dois pastos diferentes, um de menor qualidade destinado às mães e outro de alta qualidade.  No entanto esse pasto estará ao lado do piquete das ovelhas e cabras mães e somente as crias terão acesso a esse alimento de melhor qualidade por passagens apropriadas nas telas e/ou grades.

Gostou? Pode também poder comparar com o Creep Feeding, CLIQUE AQUI

Agradecimento especial à professora Alda Monteiro do LAPOC/UFPR pela cedência da foto e auxílio na pesquisa sobre o assunto.

Se o assunto de suplementação interessa, não perca nossa Live:

Pode acessar, mesmo depois da data, pois ela fica gravada: https://www.youtube.com/watch?v=W4XQWDzPEkY

Publicado em 02/06/2022


Estudante de Zootecnia Aline Cavalcante Felipe da Silva
Estudante de Zootecnia Aline Cavalcante Felipe da Silva
Graduanda em Zootecnia pela UFERSA - Mossoró/RN é Apaixonada pela produção animal e os pequenos ruminantes. Deseja contribuir com a expansão da assistência técnica aos produtores rurais para que juntos possam desenvolver cada vez mais a ovinocaprinocultura brasileira.
alinecavalcantezootecnia@gmail.com

Méd. Vet. Marlise Germer
Méd. Vet. Marlise Germer
Conhecida pela sua determinação e persistência, Marlise é literalmente apaixonada pelo que faz. Desde pequena sonhava ser médica veterinária e, hoje, o mundo das ovelhas e das cabras é seu paraíso.
marlise@caprilvirtual.com.br


Gostou? Quer receber no seu celular as novidades sobre Ovinos e Caprinos? É gratuito:
Telegramhttps://t.me/PortalCaprilVirtual
WhatsApphttps://caprilvirtual.com.br/WhatsApp

2006 - 2024 Grupo Germer - Gestão em Agronegócios Ltda - Política de Privacidade