Dicas
7 motivos para separar o macho das fêmeas
Autor: Méd. Vet. Marlise Germer
Em algumas criações de ovinos e caprinos ainda vemos os machos (bodes e carneiros) permanecerem o ano inteiro junto com as fêmeas.
Muitas são as justificativas que ouço dos produtores: "não tenho como separar pois minha propriedade é pequena", não vejo importância", "produzo mais filhotes pois as ovelhas e cabras estão sempre parindo"...
Vou então pontuar os motivos pelos quais não é indicado deixar os machos o ano inteiro junto das fêmeas. Em 99% das propriedades é mais vantajoso ter "estação de cobertura" (estação de monta), ou seja, um período determinado para a realização da cobertura. Podemos ter vários períodos durante o ano, mas sempre com o dia para colocar o macho e o dia para retirar.
#1 - Não cobrir fêmeas muito jovens
Se o rebanho fica o ano todo junto, não conseguimos controlar quando uma borrega/marrã ou cabrita deve ser coberta pelo macho. E o que acontece é que fêmeas muito jovens, que ainda não tem peso nem idade suficiente, acabam emprenhando. Isso atrasa seu desenvolvimento e deixa esses animais "menores" do que poderiam ser se tivessem sido cobertas e emprenhado com peso/idade adequados.
#2 - Tempo para recuperar ECC
Os dois principais motivos para uma matriz (fêmea reprodutora) recuperar o ECC (Escore de Condição Corporal) antes de ser coberta é aumentar as chances de emprenhar, ter gêmeos e ter condições de parir filhotes melhores (mais pesados e ter mais colostro/leite). Se uma ovelha ou cabra emprenhar magra (com baixo ECC), as chances de recuperar a condição corporal durante a gestação é muito baixa. Ou seja, aumentam as chances de parir cordeiros/cabritos fracos e esses morrerem logo após o parto.
#3 - Aproveitar o máximo da fertilidade e prolificidade
Em raças e regiões que sofrem influência da luminosidade, as fêmeas quando retornam do anestro, ou seja, quando voltam a ciclar (entrar em cio), normalmente apresentam fertilidade e prolificidade menores. Se esperarmos para colocar o macho no melhor momento, teremos melhores resultado de prolificidade (partos de gêmeos).
#4- Melhorar o manejo sanitário
Se não sei a data provável do parto, como saber o momento certo de aplicar vacina e vermífugo?
Existem vacinas, como da clostridiose, que tem a recomendação de aplicação nas fêmeas em gestação, justamente para aumentar a quantidade de anticorpos (defesa) no colostro e diminuir a mortalidade dos cordeiros/ cabritos. Se não sei quando as cabras ou ovelhas vão parir, não consigo planejar a vacina para o melhor momento.
Há vermífugos que não posso usar nos primeiros 30 dias de gestação e outros no último mês. Se não tenho controle, posso ter problemas com abortos e até mesmo má formação.
#5 - Ter lotes de cordeiros/cabritos
Apesar da falsa impressão de que ter cordeiros e cabritos nascendo durante todo o ano é mais rentável, tenho mais dificuldades em planejar a nutrição, aplicar as vacinas e vermífugos no momento ideal (pois tem idades muito diferentes), e ter melhores resultados. Fora o fato de ter animais de diferentes idades, dificultando a formação de lotes para venda, por exemplo.
#6 - Fazer Seleção e Descarte mais eficiente
Se as ovelhas e cabras passam o ano parindo quando estão sempre com os machos, acaba dificultanto identificar as fêmeas com menor fertilidade, as que perdem os filhotes (muitas vezes o produtor nem percebe que estava prenhe) e as que passam o ano sem parir.
Além de dificultar a comparação entre os cordeiros / cabritos (pois tem idades muito diferentes) para selecionar e multiplicar as ovelhas/ cabras que produzem os melhores filhotes.
#7 - Nascimentos na melhor época de forragem
Consigo programar a parição para época de melhor qualidade das pastagens, fazendo com que a produção de leite das mães seja melhor, o cordeiro/cabrito tenha maior ganho de peso e continue se desenvolvendo depois do desmame de forma adequada.
Não vou nem comentar em rebanhos voltados para produção de leite, onde um manejo importante é "secar o leite" da cabra ou ovelha semanas antes do parto, para que haja recuperação do úbere e formação do colostro.
E aí, entendeu por que é melhor manter os machos separados ou ainda acha que não tem problemas em deixar os machos o ano inteiro junto com o rebanho?
Se quer ter resultados diferentes, não pode fazer sempre a mesma coisa ;)
Aproveite para melhorar os resultados da criação com nosso Minicurso de Manejo Reprodutivo - Pré-Cobertura
Publicado em
13/07/2021
Telegram - https://t.me/PortalCaprilVirtual
WhatsApp - https://caprilvirtual.com.br/WhatsApp