Curso Verminose

Novidades dos Parceiros

Profissionalismo na Ovinocultura - Caminho para o sucesso

Autor: Silas Pinto Greca

Bom dia pessoal, todos bem!?

Hoje venho quero ter uma conversa direta, franca e honesta com todos aqui. Começo com alguns questionamentos:

Quem aqui realmente quer fazer a diferença?

Quem aqui realmente quer fazer um trabalho profissional?

Independentemente da região onde você tem sua produção de ovinos, existe uma característica que todas as fazendas precisam ter em comum: o profissionalismo.

E quando digo profissionalismo, não entenda como grandes propriedades ou super estruturadas. Me refiro ao modo de trabalho, mudar a “chave” e olhar para a atividade como um negócio onde todas as engrenagens precisam funcionar corretamente para que a fazenda, como um todo, possa evoluir.

O profissionalismo está na rotina de atividades, registro de informações e na busca contínua de conhecimento através do apoio profissional específico da área, seja por assistência técnica ou órgãos públicos.

 A gestão de dados é fundamental para qualquer negócio conseguir caminhar pra frente e enxergar o caminho que está trilhando. Manter um rebanho ativo, sem gestão de dados, é um prato cheio para o mercado comprador do seu produto final (cordeiros) porque podem pagar o preço que for conveniente ao momento do negócio.

Com isso, sabe quem banca a ovinocultura atualmente no Brasil? – Você!

A cultura do “deixa criar” precisa ser extinta e dar lugar a cultura do “vamos produzir eficientemente” e cooperar para que todo o país cresça junto. 

Um dos principais motivos que escuto sobre a falta de gestão é que o rebanho ainda é pequeno e não tem um acompanhamento rotineiro. Mas tem uma frase que todo mundo conhece: “É de pequeno que se aprende”. Ou seja, para os rebanhos menores (que pode ser qualquer tamanho de rebanho, depende do número total de animais definidos para a estabilização do plantel) é mais fácil inserir a rotina de manejos, treinar os envolvidos e aprender as particularidades dos ovinos. O principal benefício é que os erros do início não trarão grandes prejuízos financeiros por se tratar de um rebanho menor e esse déficit depois pode ser recuperado quando a escala aumentar com eficiência.

A força da ovinocultura está nas informações sobre a produção e só através de você, ovinocultor, que será possível fazer esta mudança. Temos vários benefícios quando trabalhamos com a gestão de dados, dentre eles:

E quando se tratar de um grupo de produtores, ainda temos mais benefícios:

- Compra conjunta de insumos;

- Maior potencial de negociação com grandes compradores;

- Pedidos formais de apoio aos órgãos públicos.

Nós da OvinoPro sabemos que não é tarefa simples manter os registros das informações, fazer as análises e tomar as melhores decisões. Por isso queremos ser seu parceiro nessa empreitada e te dar todo o suporte necessário para que obtenha sempre os melhores resultados através da coleta e análise eficiente das informações.

Para esta pergunta “Como está o lote de cordeiros desmamados?”, me diz com qual resposta você gostaria de trabalhar:

A) “O lote está engordando”

B) “A média de ganho de peso é de 320g/dia”

Se escolheu a alternativa “B” (assim espero...rs) está mais do que na hora de iniciar a usar o OvinoPro!

Vamos fazer diferente, vamos fazer a diferença!

Artigo publicado em 24/01/2022
Texto de responsabilidade dos Autores.


OvinoPro
OvinoPro oferece desde escrituração zootécnica até o controle financeiro do rebanho de ovinos, organizando, controlando e orientando os produtores às melhores decisões.
Website: https://www.ovinopro.com.br/


Gostou? Quer receber no seu celular as novidades sobre Ovinos e Caprinos? É gratuito:
Telegramhttps://t.me/PortalCaprilVirtual
WhatsApphttps://caprilvirtual.com.br/WhatsApp

2006 - 2024 Grupo Germer - Gestão em Agronegócios Ltda - Política de Privacidade