São Paulo

IZ e ASPACO realizarão o 1° Encontro sobre Produção de Leite de Ovelha

A reunião visa discutir as perspectivas e futuro da cadeia produtiva


Instituto de Zootecnia
O Instituto de Zootecnia (IZ), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e a Associação Paulista de Criadores de Ovinos estão com as inscrições abertas para o 1° Encontro Paulista sobre Produção de Leite de Ovelhas e Derivados. O evento ocorrerá no dia 25 de abril, a partir das 13h30, no IZ, em Nova Odessa (SP).

O encontro sobre produção de leite de ovelhas, coordenado pelos pesquisadores do IZ Cristina Maria Pacheco Barbosa, Ricardo Lopes Dias da Costa, e Melissa da Fonseca Oliveira da ASPACO, tem por objetivo reunir produtores, investidores e interessados para discutir a situação e as perspectivas da cadeia produtiva.

Segundo a pesquisadora, a proposta é discutir, propor geração e difusão de conhecimento aos produtores. "Podemos agregar valor ao sistema de criação e viabilizar a ovinocultura em pequenas e médias propriedades rurais no Estado de São Paulo", enfatiza.

"A ovinocultura leiteira no Brasil e, principalmente, no estado de São Paulo, ainda é muito incipiente ao se comparar a países europeus, entretanto, é um mercado em ascensão devido a busca por produtos "gourmet", explicou a pesquisadora.

Cristina acrescenta que o Brasil é importador de queijos de leite de ovelha, assim, "há mercado para esses produtos".

Serão ministradas duas palestras e uma mesa redonda que abordará as tendências do mercado para a produção de leite de ovinos.

Destinado a produtores de ovelhas leiteiras, as palestras abordarão sobre os temas "Empreendedorismo na Ovinocultura de Leite", com Mariângela Abreu, Engenheira de Alimentos e produtora rural Sítio São João das Três Ovelhas; "Leite A2", com o pesquisador do IZ, Anibal Eugênio Vercesi Filho, Centro de Pesquisa em Bovinos de Leite do IZ, Médico Veterinário; e finalizará com a mesa redonda sobre "Rumos da Ovinocultura Leiteira no Estado de São Paulo.

Mais informações e inscrições no link https://goo.gl/P92mJy

Notícia adaptada pela Equipe Capril Virtual com informações Instituto de Zootecnia (13/04/2018)