Ceará

Entrega de caprinos é destaque na 4ª Feira da Reforma Agrária

Durante a Feira foram entregues 35 projetos produtivos de caprinocultura leiteira para produtores do Assentamento Quinin e Assentamento Nova Canaã


Secretaria do Desenvolvimento Agrário/CE
"Nasci e me criei na agricultura e não tem como dizer não ao trabalho do campo. A gente só é feliz quando faz aqui que gosta, e eu sou feliz demais". O agricultor Francisco José, de Aracoiaba, trouxe vários produtos para participar da 4ª Feira da Reforma Agrária do Sertão Central, organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST, e não esqueceu de mostrar a alegria por ser agricultor e por participar da feiras por todo o Estado.

A 4ª Feira da Reforma Agrária contou com a participação do secretário do Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira, deputado federal José Nobre Guimarães, deputados estaduais Leonardo Pinheiro e Elmano de Freitas, superintendente do Incra Marcos Cals, superintendente do Idace Cirilo Pimenta, prefeito de Quixeramobim Clébio Pavone, prefeito de Quixadá Ilário Marques, além de vereadores, secretários municipais, representantes de órgãos e membros do MST.

Para o secretário Dedé Teixeira a Feira já está no calendário entre uma das mais importantes do Estado pois reúne agricultores que mesmo com a situação hídrica, com as situações de dificuldade muitas vezes encontrada, estão presentes e cheios de produtos de altíssima qualidade para apresentar. "Isso é o nosso Ceará, é a força de vontade, é a agricultura na alma e na veia. Vocês sempre terão o meu respeito e, se depender de mim, a ajuda do Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, para elevar ainda mais a qualidade de vida e a qualidade dos produtos agrícolas".

Frutas, verduras, doces, ovos, milho, folhas, bolos, peixe, cachaças, pães artesanais. Já na sua quarta edição, a Feira é instrumento de apoio aos agricultores familiares de todo sertão central e adjacências, e conta, durante os dois dias (26 e 27) com shows culturais, apresentações e barracas com diversos produtos da agricultura familiar.

Caprinocultura Leiteira

Durante a 4ª Feira da Reforma Agrária a Secretaria do Desenvolvimento Agrário, por meio da Coordenadoria de Apoio às Cadeias Produtivas da Pecuária, entregou 35 projetos produtivos de caprinocultura leiteira para produtores do Assentamento Quinin e Assentamento Nova Canaã, no município de Quixeramobim.

Foram entregues 105.000 raquetes de palma forrageira, 350kg de sorgo forrageiro, 35 kits de higienização da ordenha, 525 matrizes caprinas e 35 reprodutores caprinos, beneficiando 35 produtores, sendo 25 do Quinin e 10 do Nova Canaã. O valor total do investimento é de R$ 262.043,75.

A distribuição de projetos para estruturação produtiva em assentamentos no Estado do Ceará é um convênio entre a Secretaria do Desenvolvimento Agrário SDA e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - Incra e tem o objetivo de apoiar iniciativas de estímulo à produção agroecológica e a estruturação de cadeias produtivas de relevante interesse econômico e social, de forma a contribuir para o resgate da dignidade humana e social de 810 famílias assentadas com o perfil do programa Bolsa Família. Em Quixeramobim ainda serão atendidos os assentamentos Freitas Nova e Esperança/Coque.

Para o secretário Dedé Teixeira esse projeto é um grande incentivador da produção caprina no Estado. "A caprinocultura do Ceará só tem a crescer com os incentivos que a SDA tem dado ao produtor rural, principalmente aos assentados da reforma agrária".

Após a participação na feira, aconteceu no Parque de Exposição da Cidade, aconteceu o sorteio das matrizes caprinas e reprodutores e a entrega dos kits de ordenha.

Para o agricultor Célio Paulo, do assentamento Quinim em Quixeramobim, é uma grande alegria receber esse projeto que vai mudar a realidade do assentamento. "Nós estamos feliz por demais, é o começo de um grande trabalho que vem pela frente, pode ter certeza".

Notícia adaptada pela Equipe Capril Virtual com informações Secretaria do Desenvolvimento Agrário/CE (27/05/2017)