Rio Grande do Sul
ABCOS tem nova diretoria para o biênio 2017/2018Gaúcho, criador de Suffolk desde 2005, atuante nas questões da raça, Bastos foi presidente do Núcleo de Criadores de Ovinos de Júlio de Castilhos (RS) por seis anos, onde atualmente é tesoureiro. Ele afirma estar surpreso com a indicação, mas feliz com o desafio. "As expectativas são as melhores, pois a raça passa por uma mudança, com animais bem mais funcionais e temos um mercado muito promissor a ser explorado, que é produzir cordeiro Suffolk", afirmou.
Ainda de acordo com o presidente da ABCOS, os desafios da instituição devem evoluiu ainda mais a raça Suffolk. "Pontos importantes já vêm sendo muito bem feitos pela direção, foco em eventos, genética, novos criadores. É dar continuidade. O desafio é continuar congregando os criadores e fazer este nosso Suffolk chegar na mesa do consumidor, sobretudo nas feiras do interior. Também acho que podemos desenvolver rebanhos comerciais a base de Suffolk. É um desafio!", disse.
O agora ex-presidente da ABCOS, Bruno Garcia Moreira, se manterá ligado a direção da associação no cargo do vice-presidente e promete ser bastante atuante. "A ABCOS precisa de uma renovação. O Vinício é um profissional bastante comprometido e eu estou sempre disposto a auxilia-lo no que for necessário para que possamos unir os criadores e fomentar o crescimento do Suffolk, que é o principal motivo do trabalho que vem sendo desenvolvido nas cabanhas pelo Brasil a fora", explica o paulista.
Segundo Garcia Moreira, a ABCOS teve avanços bastante significativos e que devem ser ampliados pela nova gestão. "A inserção da linhagem inglesa, o curso de atualização de jurados, a divulgação maciça do Suffolk entre os criadores de outras raças e da mídia foram os pontos fortes desses últimos quatro anos. Tenho certeza que todos os criadores estão empenhados em ampliar essas conquistas e veremos um Suffolk cada vez mais forte no cenário da ovinocultura brasileira", salienta.
"Eu sou um defensor de que o Suffolk é a melhor raça para produção de carne de cordeiro, o Campeonato Cordeiro Paulista esta aí para mostrar a hegemonia do Suffolk. A linhagem inglesa vai aprimorar ainda mais a produção de carne a partir do Suffolk, que tem sabor e qualidade inigualável. A ABCOS é uma associação de criadores envolvidos com o crescimento da raça, então eu espero um crescimento bastante favorável para o Suffolk", projeta o vice-presidente.
Diretoria ABCOS biênio 2017 - 2018
Presidente: Vinício Salles Bastos, Cabanha Minuano, Julio de Castilhos (RS);
Vice-presidente: Bruno Garcia Moreira, Cabanha Leone, Platina (SP);
Diretor de Finanças: Elvio de Oliveira Flores, Cabanha Flor do Pago, Irani (SC);
Diretor Administrativo e Patrimônio: Arnaldo dos Santos Vieira Filho, Fazenda Boizendina, Araçatuba (SP);
Diretor Eventos: Rafael Rodrigues Jorge, Cabanha MRJ, Pirapozinho (SP).
Diretor Técnico: João Augusto Botelho do Nascimento, Fazenda Descanso, São Martinho da Serra (RS).
Conselho Fiscal (efetivos):
Antonio Gilberto da Costa, Cabanha Maçaroca, Terra de Areia (RS);
Roberto Luis Frumi, Cabanha Frutoal, Charrua (RS);
Henrique P. de Almeida Prado, Cabanha Da Mucunã, Prado Ferreira (PR);
Conselho Fiscal (suplentes):
Eurides Carneiro de Matos, Fazenda Planalto, Castro (PR);
Hugo P. de Oliveira Cardim, Ovinos HPOC, General Carneiro (SP);
Ivan Berzolin Marquetto, Cabanha Novo Horizonte, Rio Pardo (RS);
Conselho Técnico:
Lucas Balinhas Farias, Cabanha Aguada, Pinheiro Machado (RS);
Vinício Salles Bastos, Cabanha Minuano, Julio de Castilhos (RS);
Luiz Fernando Rocha Gottardi, Cabanha Araçá, Araçatuba (SP),
Rafael Rodrigues Jorge, Cabanha MRJ, Pirapozinho (SP);
Gustavo Martins Ferreira, Suffolk GMF, Rubiácea (SP)
Márcio Armando Gomes Oliveira, zootecnista, inspetor técnico da ARCO e diretor técnico da ASPACO (SP);
Galdino Dias, médico veterinário e inspetor técnico da ARCO (RS)
Notícia adaptada pela Equipe Capril Virtual com informações ABCOS (30/11/-0001)