Curso Verminose

Rio Grande do Sul

Pecuaristas conhecem técnicas de manejo da Fazenda Paraíso (RS)

Objetivo do grupo de produtores e aumentar a produtividade e a rentabilidade dos rebanhos; visita faz parte do projeto Redes de Referência, do Sebrae/RS.

Santa Vitória do Palmar - As técnicas mais eficazes de manejo do gado, implantadas na fazenda Paraíso, no município de Herval, região Sul do Estado, unidade do projeto Redes de Referência, serão utilizadas, a partir de 2009, pelos produtores de Santa Vitória do Palmar (RS), município situado a 504 quilômetros de Porto Alegre. A idéia do grupo de 15 criadores de gado e de ovinos é elevar seus índices de produtividade e de rentabilidade em até 60%, igualando aos patamares alcançados na unidade de referência, em Herval.

Em busca desse objetivo, os produtores visitaram, no último dia 15 de dezembro a fazenda Paraíso, propriedade do empresário rural, Vilmar Brasil, para conhecer, na prática, as técnicas utilizadas e os resultados obtidos.

O projeto Redes de Referência é desenvolvido pelo Programa Juntos para Competir, ação impulsionada pelo Sebrae no Rio Grande do Sul por meio do Pólo de Bovinocultura e ovinocultura da Região Sul e Centro-Sul -, pela Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O Juntos para Competir busca organizar e aprimorar as cadeias produtivas do agronegócio no Rio Grande do Sul.

"Queremos que as unidades do Redes de Referência beneficiem produtores de todas as regiões do Estado com o objetivo de aumentar a produtividade e fortalecer a competitividade dos mesmos", salienta o técnico do Sebrae/RS e gestor do projeto Pólo de Bovinocultura e ovinocultura da Região Sul e Centro-Sul, Juliano Wiener Bolzoni.

Segundo Bolzoni, o grupo de Santa Vitória do Palmar trasbalha com qualificação do manejo de pastagens forrageiras. "A visita à unidade de referência foi uma oportunidade para o grupo de Santa Vitória do Palmar conhecer, na prática, como são feitas essas ações e qual o impacto delas na produção", destaca.

O produtor Vilmar Brasil, proprietário da Fazenda Paraíso, explica que, durante a visita, o grupo de produtores foi a campo para ver as pastagens, o desmame precoce e conheceram o manejo realizado com as vacas, "O que mais interessou o grupo foi o trabalho de melhoramento de pastagens e os baixos custos para realizar o desmame precoce", conta.

Conforme Brasil, as técnicas utilizadas na sua propriedade já despertaram o interesse de produtores de Arroio Grande, de Herval e de Pedro Osório, entre outros.

Simplicidade e eficiência

Para o produtor, Luiz Carlos Fettermann, um dos participantes da missão à unidade de referência, o que mais chamou a atenção foi à simplicidade e eficiência das técnicas aplicadas no manejo animal. "Normalmente, pensamos que investir em melhorias na produção envolve altos custos, mas, vimos nesta missão que, com ajustes de carga, melhoramento de campo nativo e outras ações de baixo custo, é possível obter resultados excelentes de produtividade", destaca.

No projeto Redes de Referência, o Sebrae/RS oferece consultorias gratuitas quinzenais para os produtores. Os consultores são orientados por um conselho técnico, composto por representantes da Associação Rio-grandense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e de outras entidades.

Notícia adaptada pela Equipe Capril Virtual com informações ASN (18/12/2008)

Compartilhar


Gostou? Quer receber no seu celular as novidades sobre Ovinos e Caprinos? É gratuito:
Telegramhttps://t.me/PortalCaprilVirtual
WhatsApphttps://caprilvirtual.com.br/WhatsApp

2006 - 2024 Grupo Germer - Gestão em Agronegócios Ltda - Política de Privacidade