O que fazer com as agulhas usadas?

Nas criações de ovelhas e cabras, vira e mexe precisamos aplicar algum produto injetável, sejam vacinas ou medicamentos. Usando agulhas descartáveis ou mesmo as de metal, uma hora temos que jogá-las fora. E como fazer esse descarte de maneira correta?

Muitos produtores ainda enterram ou queimam essas agulhas, acreditando que esse é o melhor a ser feito (até por falta de opção na sua cidade). Mas sabemos que esse não é o destino correto e pode causar acidentes e contaminação no ambiente. Mas então, o que fazer?

Primeiro, é preciso armazenar em algum lugar adequado. Existem caixas específicas para esse fim, que custam dinheiro e nem sempre é fácil de achar para comprar.

Podemos dar uma solução “caseira” para o problema, guardando as agulhas em garrafas PET, aquelas de água ou refrigerante, até o momento de descartar. Lembrem de guardar a tampa para fechar a PET na hora de levar até o destino! 😉

 

Praticamente todos os municípios tem, pelo menos, posto de saúde. E, por lei, esses postos tem que dar destino adequado a materiais contaminantes e perfurocortantes (como agulhas e bisturis). Por que não aproveitar e fazer uma parceria dos produtores do seu município, junto com a prefeitura e secretarias de saúde e agricultura para que os postos possam receber esse material? Assim as agulhas teriam um destino correto, não contaminariam a natureza e, para o município, o custo seria mínimo, uma vez que o serviço já existe.

Veja o exemplo da Prefeitura de São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul, que juntou as secretarias de agricultura e saúde com as agropecuárias (que vendem produtos veterinários e também recebem as agulhas, além das seringas e frascos de medicamentos) e os produtores. Sem custo, só vontade!

Que tal espalhar as boas ideias? A gente também pode fazer a nossa parte, não só esperar que os outros resolvam nossos problemas. Que tal começar?


Gostou? Se quiser receber por WhatsApp as Dicas do Capril Virtual e outras novidades relacionadas a Ovinos e Caprinos, basta se cadastrar gratuitamente no link:

http://bit.ly/zapcapril

Deixe um comentário