PRINCIPAL Detector de Prenhez Ovinos e Caprinos

Dicas

Programa de Estágios

Cabritos e cordeiros na produção leiteira: para todo obstáculo há uma solução

Autor: Estudante de Zootecnia Gabriela Mendes Nunes
Supervisão: Méd. Vet. Marlise Germer

Cabritos e cordeiros na produção leiteira: para todo obstáculo há uma solução

Na produção leiteira, o interesse maior é no nascimento das fêmeas. São elas que fornecem o produto que é o objetivo dentro desse sistema. 

mas e os machinhos?

Os machos nascidos podem se tornar um obstáculo, pois acabam não tendo utilidade para os produtores dentro do sistema em si. 

Se o sistema de produção possui um rebanho de alto valor genético (raças leiteiras puras), o produtor pode aproveitar a venda dos machos como reprodutores com maior valor de mercado. 

e se esse não for o caso da sua propriedade?

Há um nicho de mercado para os cabritos abatidos ainda no período de aleitamento que é denominado cabrito-mamão

É vinculado à alta gastronomia, dentro do nicho de mercado de carne de alta qualidade. 

São animais abatidos até 2 a 3 meses de idade com peso de carcaça entre 4 e 6 kg. 

A comunidade de italianos, árabes, judeus e portugueses são grandes consumidoras deste nicho, portanto regiões onde há maior concentração de imigrantes e seus descendentes há maior consumo desse tipo de carne. 

Mas a carcaça de raças leiteiras acaba não atendendo o mercado da carne fora desse nicho. 

São animais mais leves que acabam dificultando um possível sistema de engorda para os cabritos/cordeiros, pois eleva os custos ao produtor e pode não entregar um animal com um bom valor para compensar esses custos. 

mas esse obstáculo pode ser contornado ou solucionado!

Uma opção é utilizar um sistema de cruzamento para gerar animais para terminação e abate: fêmeas e machos com melhor conformação e acabamento de carcaça e vão para o abate. 

E é possível manter a genética mesmo utilizando esse sistema!

Para manter a genética de raça pura ou adaptada, basta separar as melhores matrizes puras e manter o cruzamento desse lote com um reprodutor puro de raça leiteira.   

Mas se não há espaço para engorda dentro da minha propriedade…

Procurar propriedades que compram animais para fazer a recria (dependendo do nicho de mercado da carne) e terminação é uma solução.

A escolha do sistema de produção deve levar em conta a região que a propriedade se encontra e o nicho de mercado que o produtor quer atender, uma rápida pesquisa de mercado basta para essa escolha.  

Sempre é bom lembrar: todos os sistemas possuem algum obstáculo, e todos os obstáculos podem ser contornados. Os machos nascidos em propriedades leiteiras podem deixar de ser um problema e gerar lucro ao produtor!

Publicado em 30/03/2022


Estudante de Zootecnia Gabriela Mendes Nunes
Estudante de Zootecnia Gabriela Mendes Nunes
Acadêmica de zootecnia na FMVZ Unesp Botucatu, já no último semestre, está realizando estágio obrigatório no time do Capril Virtual. Apaixonou-se por ovinocultura durante o curso e tem como objetivo espalhar conhecimento sobre os pequenos ruminantes e espera popularizar cada vez mais a produção e o consumo de derivados da ovinocaprinocultura.
gabrielamendes.n@gmail.com

Méd. Vet. Marlise Germer
Méd. Vet. Marlise Germer
Conhecida pela sua determinação e persistência, Marlise é literalmente apaixonada pelo que faz. Desde pequena sonhava ser médica veterinária e, hoje, o mundo das ovelhas e das cabras é seu paraíso.
marlise@caprilvirtual.com.br


Gostou? Quer receber no seu celular as novidades sobre Ovinos e Caprinos? É gratuito:
Telegramhttps://t.me/PortalCaprilVirtual
WhatsApphttps://caprilvirtual.com.br/WhatsApp

2006 - 2024 Grupo Germer - Gestão em Agronegócios Ltda - Política de Privacidade